Serviços

Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional e Meio Ambiente

PPP – O Perfil Profissiográfico Previdenciário

É um documento único com informações sobre o histórico laboral de
cada trabalhador, referente a saúde e ao ambiente de trabalho.
Quando o trabalhador findar suas atividades na empresa o PPP deverá
ser-lhe entregue junto com a documentação rescisória.

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE TRABALHO

Levantamento realizado nos ambientes de trabalho por Engenheiro de
Segurança ou Médico do Trabalho. São mensurados valores de
concentrações de produtos químicos, níveis de pressão sonora,
índices de iluminação, temperatura do ambiente, existentes nos
ambientes de trabalho. Este trabalho é moldado à necessidade de
cada empresa.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Instituído pela NR 9 da Portaria 3.214/78 do MTE. Visa levantar os
agentes agressivos existentes nos ambientes de trabalho conforme o
perfil de cada organização. Após a realização do levantamento é
elaborado um cronograma de ação para a eliminação, neutralização ou
controle dos agentes agressivos. Sua atualização é anual ou
conforme necessidade (mudança no processo ou ambiente).

PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

Como o nome já diz, controla a saúde dos trabalhadores. Este
programa toma como base os levantamentos do PPRA. A partir da
exposição dos trabalhadores aos agentes agressivos é moldado o
PCMSO. É realizado através de exames admissionais, mudança de
função, retorno ao trabalho e demissional. Quando necessário são
realizados exames complementares laboratoriais afim de conhecer a
evolução à exposição aos agentes agressivos.

GERENCIAMENTO DE TERCEIROS

Atualmente muitas organizações recorrem a mão de obra tercerizada
em seus processos. Desta forma muitos trabalhadores terceirizados
trabalham em suas instalações ficando expostos aos riscos ali
existentes, suscetíveis a sofrerem um acidente de trabalho ou
adquirirem uma doença ocupacional. Para a proteção da organização
contra processos trabalhistas e o não comprometimento da sua imagem
no mercado, é necessário que a empresa contratada cumpra a
legislação. O monitoramento destes contratados é realizado pela
nossa equipe através de intervenções diretas no local e auditorias
internas.

CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) / MAPA DE RISCOS:

Atualmente toda empresa que contratar trabalhador como empregado,
independente de seu porte ou ramo de atividade deverá atender a
Norma Regulamentadora nº 5 – CIPA. As pequenas organizações com um
nº de trabalhadores que não exija um processo de eleição da CIPA
deverá ter um representante designado para cuidar dos assuntos
relacionados à Prevenção de Acidentes, devendo este ser treinado e
esclarecido quanto aos riscos existentes nos ambientes laborais.
O Mapa de Risco é a representação gráfica dos riscos ocupacionais.
Elaborado sobre uma planta baixa da organização, são levantados os
05 tipos de riscos existentes nos ambientes laborais, os riscos
físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, onde
serão descritos, identificados por cores e dimensionados conforme
sua natureza.

TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS

Este treinamento é previsto em diferentes Normas Regulamentadoras e
Legislação, como por exemplo: NR10 – Segurança em Instalações e
Serviços em Eletricidade; NR 5 – CIPA – Comissão Interna de
Prevenção de Acidentes e Brigada de Incêndio. Atualmente muitos
empresários oferecem este treinamento para todos os seus
colaboradores.

ESTUDO ERGONÔMICO

Visa atender à NR 17 – Ergonomia. Preconiza a adaptação dos postos
de trabalho às necessidades dos trabalhadores de modo a
proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho
eficiente. Muito utilizado na prevenção de LER – Lesão por Esforço
Repetitivo e DORT – Doença Ósteo-Muscular Relacionada ao Trabalho
maximiza a produtividade e minimiza o índice de absenteísmo. É
utilizado como prova documental em processos trabalhistas.